Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2007
Alandroal - VII Jornadas Nacionais de Pedestrianismo reúnem especialista e praticantes

O concelho de Alandroal recebeu, no passado dia 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro, a VII edição das Jornadas Nacionais de Pedestrianismo.

 

A iniciativa, organizada em parceria pela Câmara Municipal de Alandroal e pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), envolveu a participação de várias dezenas de especialistas e praticantes da modalidade.

 

O primeiro dia destas Jornadas (Sexta-feira) culminou com a descoberta de um “pequeno tesouro” localizado no castelo de Alandroal. Através de uma secção de “Geocaching” (jogo de aventura) os participantes colocaram em pratica a aprendizagem adquirida no curso de GPS que decorreu ao longo do dia no Fórum Cultural Transfronteiriço.

 

A abertura oficial da VII edição das Jornadas de Pedestrianismo decorreu na manhã de Sábado, ficando o dia marcado pelas diversas comunicações proferidas por especialistas desta temática.

 

Na sessão de abertura esteve presente o Executivo da Câmara Municipal de Alandroal e representantes de várias entidades relacionadas com a modalidade. Usando da palavra, o Vice-Presidente do Município, Dr. João Grilo, frisou a importância da realização das Jornadas Nacionais de Pedestrianismo em concelhos como o Alandroal, pioneiro a nível do Alentejo Central na homologação de percursos pedestres, e onde as potencialidades em termos de desenvolvimento e aproveitamento desta modalidade desportiva para fins turísticos são evidentes como prova o número crescente de praticantes.

 

Altamente participadas, as intervenções evocaram diversas questões, tais como as “Potencialidades da Pratica de Pedestrianismo em prol do Desenvolvimento Turístico”, numa comunicação proferida por Joaquim Gonçalves, da NaturVeredas, empresa que desenvolve a sua actividade na recuperação de caminhos antigos, tradicionais e históricos.

 

A problemática dos “Percursos Pedestres em Caminhos Públicos / Privados”, abordada pelo Jurista e pelo Arquitecto do Município de Alandroal, mostrou ser uma questão recheada de dicotomias e que, na maioria das vezes, nem sequer é alvo de discussão em encontros desta natureza, revelando-se ser de elevada importância a sua abordagem e análise.

 

“A Dualidade dos Percursos Pedestres e a Interpretação da Natureza Dia/Noite”, abordada pela Dra. Zilia Tovar, do Município de Montemos o-Novo e a “Importância das Redes Europeia de Grande Rota”, aludida pelo especialista Pedro Cuiça, da FCMP, foram outros dos assuntos referidos durante este Encontro.

 

Apolónia Rodrigues, coordenadora do Projecto Europeu Genuineland, (antiga "Rede Europeia de Turismo de Aldeia") foi a responsável pela última intervenção do dia, prendendo todos os presentes com a exposição que fez em torno deste novo produto turístico, baseado numa rede de aldeias situadas em diferentes regiões da Europa, das quais 14 são alentejanas e três do Concelho do Alandroal (Hortinhas, Terena e Juromenha) e que oferecem serviços turístico em áreas como o património, ambiente e cultura tradicional, além da restauração, alojamento e animação.

Para além da apresentação de palestras sobre diversos aspectos da prática de pedestrianismo, a VII edição das Jornadas Nacionais de Pedestrianismo ficaram também marcadas com a realização de um passeio pedestre numa área do concelho de Alandroal com potencialidades incontestáveis e de grande interesse patrimonial, paisagístico, rural e ambiental. “À Descoberta de Endovélico” será o nome atribuído ao percurso pedestre que se encontra em fase final de homologação pela FCMP, juntando-se assim a um grupo de mais três percursos devidamente aprovados no concelho de Alandroal.

 

 

 



publicado por rossioarquiz às 16:18
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De António Castanheira a 14 de Março de 2008 às 16:06
Olá!
Parabéns pelo blog.
Também adoro o pedestrianismo e tudo o que se relacione com a natureza.
Um abraço


Comentar post

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Posts Recentes

Do Guadiana a Alqueva - C...

Cinema Alandroal Próximos...

Futebol 7 3º Torneio INTE...

4 Pack "Acústico"

Praça de Toiros Santiago ...

Porta 65

Auditório do Fórum Cultur...

25 de Abril

Exposição de Fotografia -...

Contos de Serão 23 Abril ...

Arquivos

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Links
Pesquisar Neste Blog
 
blogs SAPO
Subscrever Feeds