Sexta-feira, 31 de Agosto de 2007
Tradicional “Festa Brava” com forte presença em Alandroal

A Arte Tauromáquica é presença forte na edição deste ano do Festival da Juventude | Festas em Honra de Nª Sra. da Conceição, a decorrerem no concelho de Alandroal até ao próximo dia 3 de Setembro.

 

De entre as várias Garraiada Populares e Largadas, a decorrerem nas noites de Sábado, Domingo e Segunda-Feira (1,2 e 3 Setembro), o destaque da “Festa Brava” vai para a Grandiosa Corrida de Touros que se realizará amanhã, Sexta-feira, pelas 22:00h, na Praça de Touros Joel Felizardo Rosado, em Alandroal.

 

Do cartel constam os Cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Luís Rouxinol e Gilberto Filipe.

 

As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcado da casa, Amadores do Aposento de Alandroal, e dos Amadores de Redondo e de Campo Maior. Serão lidados 8 toiros da Ganadaria Fernandes de Castro.

 

Inauguração dos Curros e Atribuição de Troféus

 

Para o concelho de Alandroal, com grande tradição na arte da tauromaquia, a Corrida de Touros integrada no Festival da Juventude 07, traz consigo a ocorrência de alguns factos de relevo para os apaixonados da Festa Brava.

No momento inicial desta Corrida está prevista a inauguração das novas instalações dos Curros, mais amplas de forma a comportar de forma segura e com condições os touros e cabrestos das Corridas.

 

Esta Corrida de Touros ficará também marcada pela entrega do Troféu "Joel Felizardo Rosado", dirigido à Melhor lide a Cavalo, e o Troféu “Sousa”, dirigido à Melhor Pega.

Ambos os Prémios foram instituídos pelo Município de Alandroal para a Corrida da Juventude, realizada anualmente por ocasião do Festival da Juventude.

 

O Troféu destinado ao reconhecimento de “Melhor Pega” (Troféu Sousa) surge integrado nesta Corrida também como forma de reconhecimento a João Maneiras, conhecido por Sousa, e fundador do Grupo de Forcados Amadores de Alandroal há mais de duas décadas.

 

Biografia do “Sousa”

Nasceu a 04 de Julho de 1953, nasceu e viveu no seu Alandroal, faleceu em 18 de Junho de 1992, deixando prematuramente a família, os amigos e a terra que ele tanto amava.

 

De seu nome JOÃO JOSÉ PALMA MANEIRAS, todos o conheciam como “SOUSA”.

Homem de grande entrega e abnegação, passou pela vida de forma fugaz mas com grande intensidade.

 

Deixou-nos demasiado cedo, não apenas pela falta que fazia à família, em especial à filha que era o “sol” de todos os seus dias, mas também aos amigos e a todos aqueles (e foram muitos) que comprovaram a sua permanente disponibilidade.

 

Quando alguma tarefa parecia demasiado difícil, logo o nome do “Sousa”, era lembrado.

 

Alguém o terá comparado a um herói da sétima arte, tal foi a diversidade de papéis que desempenhou.

 

O “SOUSA”, funcionário da Câmara Municipal de Alandroal, era reconhecido e respeitado por todos, dada a sua simpatia e disponibilidade para ajudar onde e quem precisasse.

 

Homem de grande iniciativa e criatividade, desde muito cedo abraçou vários projectos e actividades.

 

Dotado de grande versatilidade, parecia ter nascido para fazer tudo e, em regra, bem feito.

 

De Futebolista a Bombeiro e Forcado, participou em todas as actividades sociais e lúdicas da sua Terra, o Alandroal.

 

A Tauromaquia era talvez a sua maior paixão depois da Família.

 

Excelente Forcado, foi fundador do Grupo de Forcados Amadores de Alandroal em 1981, sendo igualmente CABO do Grupo até 1986, data em que entregou a Jaqueta a João Cardoso.

 

É o “Sousa” fundador do Grupo de Forcados Amadores de Alandroal, que o Município está a homenagear dando o nome ao Troféu que a anualmente estará em disputa na Corrida da Juventude.

 

Mas, ao homenagear o Forcado, estamos a lembrar o homem digno que sempre foi, o alandroalense ilustre que continua a ser e que todos recordam com saudade e carinho.

 

O Prémio “Sousa” para a Melhor Pega é também uma homenagem a um Grupo de artistas tauromáquicos que, como alguém já disse, serão porventura os últimos românticos da Festa Brava.

 

O “Sousa”, esteja ele onde estiver, saberá que o estamos a homenagear e ficará orgulhoso por esta razão mas, também porque sabe que continua nos corações de todos os seus amigos e que o seu exemplo não será esquecido.

 

“Sousa”, um abraço do Alandroal!



publicado por rossioarquiz às 18:57
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Tété a 2 de Setembro de 2007 às 12:14
Antes de mais, parabéns à Câmara Municipal do Alandroal por mais esta iniciativa, a criação de um blog, onde podem e deverão ser anunciadas/comentadas, todas as actividades que acontecem no Alandroal. É do conhecimento que existe um blog cujo único motivo de existência é o ataque continuo e permanente à Autarquia e quem lá trabalha. Esperemos então que este blog tenha maior receptividade que o blog em questão (um tal Al qualquer coisa, não me lembro do nome...), visitado e comentado sempre pelos do costume, aqueles a que nos acostumámos a ver pelas esquinas da nossa terra a comentar, sempre em surdina claro, o que de tão bem se tem feito por esta terra que tanto adoramos e que, eles, quando no poder, nada fizeram por ela.

Obrigado


Comentar post

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Posts Recentes

Do Guadiana a Alqueva - C...

Cinema Alandroal Próximos...

Futebol 7 3º Torneio INTE...

4 Pack "Acústico"

Praça de Toiros Santiago ...

Porta 65

Auditório do Fórum Cultur...

25 de Abril

Exposição de Fotografia -...

Contos de Serão 23 Abril ...

Arquivos

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Links
Pesquisar Neste Blog
 
blogs SAPO
Subscrever Feeds