Quarta-feira, 12 de Setembro de 2007
Nova Creche no Alandroal

O Ministro da Defesa, Doutor Nuno Severiano Teixeira presidiu no passado Sábado à cerimónia de lançamento da primeira pedra para a Creche “O Chaparrinho”, onde estiveram também o Presidente do Município e a Governadora Civil do Distrito de Évora.

 

 

A cerimónia contou ainda com a presença dos Vereadores da Câmara Municipal de Alandroal, membros da Direcção da Entidade promotora e ainda várias entidades civis e militares, acompanhados por muitos populares que não quiseram deixar de presenciar este importante momento

 

 
Este Equipamento, dimensionado para 30 crianças e 10 postos de trabalho, terá uma área de construção de 824 m2 implantados num terreno junto ao Centro de Saúde com a área total de 2.600 m2.

 

Promovida pela Associação para a Protecção e Desenvolvimento do Concelho de Alandroal – A CHOUPANA, a empreitada vai custar cerca de 350 mil euros e vai ser apoiada pelo Governo, através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES num total de 190.000€ e pelo Município de Alandroal que, além da cedência do terreno, concede apoio financeiro no valor de 150.000€.

 

No inicio da cerimónia, João Nabais, enquanto Presidente do Município de Alandroal e da Associação Choupana, frisou a importância da construção desta infra-estrutura no combate às carências com que ainda se debate o Concelho de Alandroal na área da acção social.

 

“A Creche “O Chaparrinho”; irá proporcionar melhores condições de apoio à primeira infância, garantindo assim um crescimento equilibrado das populações, valia de um futuro melhor para o concelho de Alandroal”, referiu o autarca.

O edil adiantou ainda que “enquanto fundador e actual Presidente da CHOUPANA, é com orgulho que enfrenta o desafio de dar corpo a mais uma parceria entre o poder local e o poder central, no sentido de conceder à população deste Concelho mais e melhores condições de vida.”

 

Usando da palavra, o Ministro da Defesa referiu na sua intervenção que “este Projecto, apesar de representar a construção de uma importante obra para a população do Concelho, representa também para o país um importante passo em frente, no sentido em que é o reflexo de algumas das actuais prioridades do Governo, as quais se definem pela promoção da igualdade social e pela promoção da igualdade de oportunidades e é nesses campos que os equipamentos sociais tem um papel fundamental”.

 

(Ministro da Defesa lança primeira pedra da CreCHe "O Chaparrinho")

 

Nuno Severiano Teixeira deixou ainda “uma palavra de agradecimento e reconhecimento e um voto de confiança à Associação CHOUPANA, que tem trabalhado em prol do desenvolvimento do concelho de Alandroal em áreas tão particulares e tão importantes para a vida das pessoas como são as áreas da protecção social e do apoio à infância, à juventude e aos idosos”

 

Tanto o Presidente da Câmara como o Ministro da Defesa frisaram “ a importância que estes Equipamentos assumem no apoio às famílias e à promoção da igualdade de oportunidades, pois permite que os pais não condicionem o seu emprego pelo facto de ter que dar apoio aos filhos”.

 

Para além de vir preencher muitas lacunas existentes no Concelho em termos de apoio à educação, a nova CRECHE será também um pólo gerador de trabalho e, concomitantemente, de desenvolvimento para o concelho de Alandroal.

 

O dia ficou ainda marcado pela assinatura do Contrato de Comparticipação Financeira e Cooperação Técnica, no âmbito do Programa PARES, referente à construção de um novo Lar de Idosos na Vila de Terena.

A cerimónia protocolar estabelecida entre a APIT (Associação de Protecção dos Idosos da Freguesia de Terena), entidade promotora do Projecto, e o Instituto da Segurança Social contou com a presença do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, da Governadora Civil de Évora, do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Vereadores e Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, em particular a Freguesia de São Pedro de Terena, parceira neste Projecto do novo Lar de Idosos.

Na ocasião, a Senhora Governadora Civil do Distrito de Évora, frisou a importância vital das Associações, no caso a APIT, para a implementação de infra-estruturas deste género. “É do trabalho e esforço desenvolvido pelas Associações, conjuntamente com as autarquias, que resultam projectos com a viabilidade deste” referiu Fernanda Ramos.

 

 

Antes, o Presidente da Câmara tinha frisado que “além da importância desta obra, que há muito era esperada pela população de Terena, este acordo representa também a concretização de um compromisso do Governo e da Autarquia”.

 

Todos os responsáveis se comprometeram a fazer todos os esforços para que num período entre 18 meses a 2 anos, o Lar esteja ao serviço da população de Terena

 

Para a população do concelho de Alandroal, o dia de Sábado foi, sem dúvida marcante; dos actos decorridos nascerão duas importantes infra-estruturas.

A CRECHE “O Chaparrinho”, a ser construído na sede de Concelho, e o novo Lar de Idosos, projectado para a Vila de Terena são o reflexo do trabalho desenvolvido pelas Associações e o Poder Local, reconhecido e apoiado pelo Governo, no sentido de garantir o apoio necessário à população, em especial na infância e na velhice.



publicado por rossioarquiz às 11:21
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Lombrigas a 12 de Setembro de 2007 às 23:55
Mais um grande projecto a caminho. Parabéns Choupana!


Comentar post

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Posts Recentes

Do Guadiana a Alqueva - C...

Cinema Alandroal Próximos...

Futebol 7 3º Torneio INTE...

4 Pack "Acústico"

Praça de Toiros Santiago ...

Porta 65

Auditório do Fórum Cultur...

25 de Abril

Exposição de Fotografia -...

Contos de Serão 23 Abril ...

Arquivos

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Links
Pesquisar Neste Blog
 
blogs SAPO
Subscrever Feeds